domingo, 8 de janeiro de 2012

São Marcos: Quando um Santo se aposenta!

Carisma
Marcos Roberto Silveira Reis, Marcos, Marcão ou ainda e somente, São Marcos

Foram 20 anos como goleiro da equipe principal do Palmeiras, aproximadamente 12 como titular absoluto e incontestável da posição. Marcos surgiu para o mundo em 1992, em um amistoso, onde terminou o jogo deixando o que viria a ser sua marca registrada: um pênalti defendido.

Marcos ganhou sua posição após a saída do ídolo Velloso, no ano de 1999, mesmo ano em que começou a se consagrar como ídolo palmeirense e santo das defesas milagrosas. Naquele mesmo ano ele atingiu seu auge, que durou até a Copa do Mundo de 2002. Em três temporadas, disputou e foi decisivo nas três edições da Libertadores disputadas pelo Palmeiras. Deu a vitória a seu time em 5 ocasiões defendendo penalidades, sendo que uma delas garantiu o título da Libertadores de 1999.
Em cima: Marcos, Arce, Júnior, C.Sampaio, Roque Jr., Jr. Baiano.
Em Baixo: Alex, Rogério, Paulo Nunes, Oséas, Zinho.
Mas talvez, maior do que o título, naquela Libertadores São Marcos deu para a torcida alviverde provavelmente, o maior e melhor motivo para avacalhar com a torcida rival. Um combate direto com o maior ídolo corintiano da época, também chamado de Pé-de-Anjo, devido a sua precisão nos chutes: Marcelinho Carioca.
O resultado o Brasil inteiro conhece, e as torcidas rivais jamais irão esquecer esse momento decisivo da história de ambos os clubes. Esse instante mudaria tudo....

O pênalti que valeu por um título histórico...

Nesse tempo se consagrou pelo Palmeiras e em seguida pela Seleção Brasileira, se tornando um dos poucos, talvez o único, jogador unânime na escalação da seleção do penta, e após aquela fatídica Copa ele entraria para o seleto grupo de jogadores amados e idolatrados pelo povo brasileiro. Fez uma Copa histórica e inquestionável, e para muitos foi melhor goleiro do que Oliver Kahn, com defesas incríveis, e muita segurança embaixo das traves.
Após essa competição, Marcos deixou de ser ídolo palmeirense e passou a ser um herói Nacional. 
Defesa mais difícil da Copa de 2002, segundo a FIFA
Falar das inúmeras conquistas de Marcos e de sua importância para o Palmeiras é fácil, é comum, chega a ser até repetitivo. Mas além disso, dentro do meio esportivo, ele é considerado por todos um grande esportista, alheio a confusões e brigas, sempre com um carisma ímpar, uma felicidade genuína e 100% autêntico. Autenticidade reverenciada pela mídia, que sempre abordava o goleiro para ouvir suas declarações sinceras sobre os maus momentos do time, sem papas na lingua, Marcão dizia o que pensava e não media palavras, nem palavrões. E mesmo assim, não há  uma declaração negativa de Marcos em lugar nenhum, não há desafetos em nenhum lado que se olhe.
E no futebol, meu amigo, isso é raro, muito raro.

Acima da sua capacidade como goleiro e de todos os méritos conquistados como jogador, São Marcos teve a capacidade de se tornar uma unanimidade em todos os locais que passou.
Teve o dom de se tornar um jogador idolatrado e uma pessoa admirada por todos, inclusive seus rivais.

Dia 4 de Janeiro de 2012, esse exemplo anunciou sua aposentadoria dos gramados. Foram 532 jogos pelo Palestra e 29 pela Seleção, 16 títulos e muitas lesões superadas.
O futebol perde um gigante. Principalmente para o Palmeiras, que sofre para encontrar um novo ídolo.
Mas agora Marcos tem a chance de integrar a Comissão Técnica Palmeirense e continuar a dar alegrias para a torcida. Resta ver o que ele fará.


São Marcos, já beatificado e santificado pela torcida alviverde, será para sempre glorificado e homenageado. Merecidamente.
Afinal, já viram um Santo sem fiéis?!


Boa sorte daqui para frente Marcão!
E um grande obrigado pela alegria proporcionada ao Brasil!

2 comentários:

Danielle Natalicio disse...

Viva São Marcos. Agradecimentos eternos do meu verdão :D

9 de jan. de 2012, 09:10:00
Gustavo Biglia disse...

Faltou um palmeirense para escrever um texto com mais paixão pelo glorioso São Marcos de Palestra Italia

19 de jan. de 2012, 16:48:00

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.