segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pré Temporada 2012: O que esperar do seu time? (1ª Parte)

Boleiros e amantes do futebol brasileiro,

A pré-temporada se aproxima do final, e cá estamos todos prontos para os debates futebolísticos de 2012!

Iremos apresentar durante essa semana, aqui no Arredonda, uma série de 4 posts onde iremos analisar o que cada clube que disputará o Brasileirão 2012 fez para começar a temporada. Nessa série buscaremos esclarecer a situação atual de cada time, e o que acreditamos que seja a perspectiva do ano de cada um!

Não deixem de ler a série toda!


O Limbo: os 8 times imprevisíveis

Neste primeiro post falaremos daqueles times que sempre estão lá, as vezes bem e as vezes mal, nunca sabemos. Alguns surpreendem e chegam a assustar os grandes, enquanto outros são apenas sacos de pancadas.
Sem que a ordem dos times signifique algo, seguirei a ordem alfabética.

Atlético Goianiense
O Dragão é um osso duro de roer, e vai continuar dando trabalho para todos os times, como nos últimos 2 anos. Apesar de não parecer, o Atlético vem em uma crescente constante, subiu da Série C em 2008, logo em seguida subiu para a Série A, em 2010 foi 16º e em 2011 terminou em 13º. E ainda foi semifinalista da Copa do Brasil de 2010.
O time perdeu 2 jogadores importantes, Vitor Junior, para o Corinthians, e Thiago Feltri para o Vasco. Ambas as peças já foram repostas, com o bom Elias do Figueirense e, antecipando a saída do atacante Anselmo, que fez uma boa temporada, o time já trouxe o também atacante William, do Avaí. Duas excelentes contratações considerando a capacidade financeira do clube, mostrando que a diretoria está empenhada no trabalho.
O Atlético não deve assustar, mas sim atrapalhar, vai forte para a conquista do Tri-Estadual(Goiás caiu) e deve novamente ficar nas posições medianas do Brasileirão e roubando pontos dos grandes. Em 2011, no Brasileirão, foi derrotado em casa apenas uma vez por mais do que 1 gol.
Ponto Fraco: seu elenco, sem estrelas e com a ausência de um craque.
Ponto Forte: seu estádio e sua diretoria esforçada.


Bahia
O Bicampeão Brasileiro voltou para a série A em 2010, mas não conseguiu ainda montar um time competitivo. Ano passado trouxe alguns medalhões, como Ricardinho e Carlos "Chinelinho" Alberto, que não renderam o esperado, inclusive um já saiu e o outro deve sair em breve. E ainda perdeu seu melhor jogador em 2011, o zagueiro Paulo Miranda. Já chegaram 4 jogadores para esta temporada, um deles Morais, o habilidoso ex-meia do Corinthians, mas que já passou dos 30.
A má campanha da temporada passada deve se repetir, e chegar na final do Estadual é uma obrigação, menos que isso não acalmará a torcida, que está insatisfeita. No Brasileirão o time deve novamente lutar para não cair.
Ponto Fraco: seu elenco, muito fraco tecnicamente, apesar da raça constante.
Ponto Forte: sua torcida apaixonada, que lota o estádio.

Coritiba
No 1º semestre de 2011, o Coxa fez história, com uma campanha histórica, se tornou o time com mais vitórias seguidas na história do futebol brasileiro, foi campeão estadual invicto e perdeu uma dura batalha na final da Copa do Brasil para o Vasco. O ano parecia que seria verde e branco, mas não foi bem assim....
Após a Copa do Brasil o time desandou e terminou em 8º no Brasileirão.
A diretoria se moveu bem nesse começo de ano e se livrou das peças deficientes do elenco, perdendo apenas Marcos Aurélio que era um motor do meio campo, e o atacante Bill que apagou no Nacional. Rapidamente repôs todas as peças, menos uma, apostando no experiente Lincoln e trazendo o bom Renan Oliveira do Atlético-MG. Ainda está no mercado atrás de um atacante bom e barato, negociando com Anselmo e Caio, e ainda tentando repatriar o ídolo Keirrison,que viveu seu melhor momento na carreira no Coxa.
Em 2012, o desafio será reanimar o elenco que ficou, para novamente começar o ano de forma fantástica. Se esse desafio for batido, o time pode até lutar pela Libertadores. Mas o mais provável é que volte a ficar na zona da Sul-Americana. Com a queda do maior rival, o Atlético-PR, o time começa pressionado para vencer o Estadual.
Ponto Fraco: ataque, que sem o Bill fica sem referência. Por enquanto.
Ponto Forte: seu meio campo, extremamente entrosado, com Rafinha e Tcheco.


Figueirense
O Figueira fez um 2011 excelente no Brasileirão, após se reforçar muito bem no meio do ano, conseguiu chegar nas últimas rodadas disputando vaga pela Libertadores, mas finalmente terminou em 7º.
Infelizmente em 2012 o cenário não é muito promissor, já que o time perdeu praticamente todos os bons jogadores da campanha de 2011 e repôs o elenco apenas com promessas desconhecidas, e ainda está apostando no aposentado ídolo nacional e campeão mundial de 1994, Branco, como técnico.
Se a diretoria não se movimentar novamente, o Figueirense deve perder até o Estadual para o rebaixado rival, o Avaí. E se as promessas do elenco não se concretizarem, lutará para não cair em 2012.
Ponto Fraco: seu elenco, desestruturado.
Ponto Forte: o bom olho da diretoria, que contratou bons desconhecidos 2 temporadas seguidas.


Naútico
O idoso Naútico, clube com 111 anos de vida, é detentor de uma fanática torcida, que literalmente empurra os jogadores. Em 2011 começou mal e irregular, mas se reergueu no 2º semestre e lutou para terminar entre os 4 primeiros na série B e subir novamente para a Série A do Brasileirão.
A diretoria fez boas movimentações no mercado e reforçou bem o time, elevando a qualidade técnica do time, apesar de não trazer nenhum jogador de renome. Ainda está negociando com alguns nomes interessantes, como Rafael Coelho, atacante do Avai, e lutando para segurar seu atual ídolo, Kieza.
Sua prioridade será conquistar o Estadual, surpreender na Copa do Brasil e se manter na Série A.
Desses objetivos, apenas a conquista do Estadual parece realista.
Ponto Fraco: seu elenco, fraco para o nível do Brasileirão.
Ponto Forte: seu estádio e sua torcida, invictos na Série B em 2011.


Ponte Preta
A Macaca fez uma ótima temporada em 2011, quase passou para a 2ª fase do Paulista e subiu em 3º na Série B, com uma campanha consistente. Seu elenco é mediano tecnicamente, mas está entrosado e é um grupo bastante unido.
A diretoria conseguiu manter esse elenco para 2012, e ainda trouxe 6 jogadores de qualidade duvidosa para reforçar o time e dar opções para o técnico Gilson Kleina. Apenas 2 jogadores saíram, sem maiores importâncias.
Poderá surpreender no Estadual novamente, mas não deve ir mais longe que isso. Copa do Brasil continuará sendo um sonho, e no Brasileirão, estará lá em baixo boa parte da temporada, mas acredito que se mantenha na Serie A por mérito de outros times em pior condição.
Ponto Fraco: a falta de ambição da diretoria, que não trouxe peças fortes para o elenco.
Ponto Forte: o entrosamento do time e seu treinador, que não tem medo de ousar.


Portuguesa
A Lusa surpreendeu em 2011, e brilhou, jogou na Serie B um futebol muito acima do nível esperado, que envolveu seus adversários e dominou todos os jogos, foi campeão com 7 rodadas de antecedência impondo respeito. Chega para 2012 tendo perdido apenas 2 titulares desse time, que já foram repostos, ainda houveram diversas contratações para aprofundar o elenco e aumentar as opções. Faltou um jogador mais forte, mas a Lusa sofre com o dinheiro disponível.
Em 2012 a Lusinha entra forte no Campeonato Paulista, e deve fazer uma excelente campanha. Na Copa do Brasil deverá surpreender, mas não deve ir longe, disputando com times fortes como São Paulo e Grêmio. Já no Brasileirão, se conseguir melhorar um pouco o elenco no meio da temporada, deverá ir bem, mas não deve passar do meio da tabela.
Ponto Fraco: um jogador habilidoso para dividir a responsabilidade com o Edno.
Ponto Forte: tem o time mais entrosado dos 8 aqui citados.


Sport
O Sport sofreu para voltar para a elite do futebol brasileiro em 2011, terminando em 4º na Serie B. A diretoria nem precisou se esforçar muito para manter a base do time, visto a baixa qualidade técnica da maioria. Ainda assim, mais de 10 jogadores saíram, os reforços são bons e inesperados, vieram os meias Marquinhos e Rivaldo, do Inter e Palmeiras respectivamente, e o zagueiro Ailson do Guarani, entre outras peças de elenco. O ídolo Marcelinho se mantém como melhor jogador do time, mesmo com 36 anos.
Em 2012 o time não terá dificuldades no Estadual e estará na final. Nas outras competições do ano, somente a raça poderá trazer algum fruto, jogar em Recife costuma ser ruim para todos os outros clubes, e esse será o trunfo do Sport novamente. No Brasileirão, se não cair haverá festa, mas com certeza roubará pontos valiosos dos grandes.
Ponto Fraco: baixo nível técnico do time.
Ponto Forte: seu estádio, que costuma assustar os times grandes.


Assim termina a primeira análise da série, e amanhã tem a 2ª parte!
Lembrando que é apenas uma opinião, e que o verdadeiro debate deve acontecer nos comentários!

Tem uma opinião diferente?? Comente!
Gostou? Compartilhe!

0 comentários:

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.