sexta-feira, 23 de maio de 2014

UCL - Porque torcer para o Real Madrid?

Quando um jogo envolve um time que não é o seu time do coração, o torcedor tende a torcer pelo mais fraco, , principalmente o torcedor brasileiro, que parece ainda sofrer da "sindrome do vira-lata" e por isso acha muito mais graça na vitória do fraco contra o poderoso, pois talvez se identifique nessa história. Com isso, é desnecessário dizer que a grande maioria das pessoas que você conhece vai torcer pelo Atlético de Madrid na final da Champions League, nesse sábado. O que você vai ver abaixo são argumentos consistentes de que, pelo bem do futebol, você deveria torcer pela vitória do Real Madrid em Lisboa.

Para começar, vamos falar apenas de futebol, do que acontece dentro das quatro linhas. Independentemente se o time custou centenas de milhões de dólares ou não, o que vemos vestindo a camisa branca de Madri é o que podemos chamar de "Nata da Arte do Futebol". Casillas é um goleiro histórico, que contribuiu muito para o futebol, quebrou recordes e esse ano pode encerrar sua carreira com chave de ouro. Bale e Di Maria tratam a bola como poucos, além de rápidos possuem incrível habilidade e visão de jogo, Karim Benzema é o artilheiro camisa 9 que anda em extinção no mundo, tem faro de gol, é raçudo, se posiciona bem. E a cereja do bolo, o português Cristiano Ronaldo, simplesmente o melhor jogador em atividade no mundo, e de quem, a cada toque na bola, podemos esperar algo fantástico que entrará para a história do futebol.

Do outro lado o que vemos? Um time de muita raça, tecnicamente limitado, onde todos correm como loucos para não tomarem gols, e um técnico argentino que em toda sua carreira como jogador nos proporcionou um espetáculo de pancadaria. Além disso, tem uma torcida que vem com aquele velho e batido discursinho de “não vivemos de vitórias, vivemos de Atleti”, que conhecemos bem por aqui para times que ficam muito tempo sem vencer algo importante (veja vídeo abaixo). Como dizer que o Real Madrid não tem raça ou coração? Quem viu o jogo contra o Bayern na Allianz Arena viu um time vibrante, surpreendente, e que, principalmente, enche os olhos de quem sabe apreciar um bom futebol.

Agora vamos falar sobre aquilo que a maioria cita como fator principal para torcer contra o Real, a diferença de investimento dos clubes. Óbvio, o Real Madri não apenas é mais rico, mas nunca por meio de empresários ou dinheiro público, e sim por sua força dentro de campo e seus craques, que trouxeram reconhecimento mundial, e com isso, muito dinheiro. Todos desejam que um dia o seu clube tenha muito dinheiro para montar um grande time, e só porque o Real Madri possui isso, um time que seria praticamente um “time dos sonhos”, devemos lutar contra isso? Você realmente não gosta de ver um time repleto de craques?



Mas, será que o time da moda, os “Underdogs de Madri” são assim tão coitadinhos? Comece a reparar em quem patrocina o Atlético. O governo do Azerbaijão. Um país que possui a quarta geração da família Aliyev no poder, depois de eleições com graves acusações de fraude, e que está nas piores posições do Ranking Mundial de Transparência. Mesmo com toda a crise que vive o país, basicamente sustentado pela extração de petróleo, o governo não mede esforços para estampar o seu nome na camisa do time espanhol. E porque a diretoria aceita isso? Simplesmente porque a diretoria está sempre nas páginas dos jornais espanhóis, e não é por sua competência, e sim por acusações de corrupção, ligação direta com o ex-ditador Franco e envolvimento com a crise imobiliária que abalou a Espanha nos últimos anos.

Às vezes é muito fácil ir pelo embalo, e achar bonito torcer pelo mais fraco contra o mais forte, ignorando uma série de fatos obscuros. A verdade é que o Real Madri pode ser considerado o clube mais vencedor do futebol mundial, e onde jogaram os maiores jogadores da história, como Zidane, Púskas, Ronaldo, etc. Além disso, de quem você espera lances espetaculares, de Bale, C. Ronaldo e Dí Maria, ou Adrián, Filipe Luís e afins? Se vencer, o Real chegará ao seu décimo título da UCL. Torcer contra uma instituição tão vencedora, que faz tão bem ao futebol que tanto amamos, como disse Mauro Cezar Pereira, é para os desinformados e ingênuos.

HALA MADRID!

Conheça um pouco mais sobre a rivalidade dos clubes de Madri:




Se você está em dúvida ou já decidiu que prefere o Real Madrid, veja 'Por que torcer para o Atlético de Madrid?'

1 comentários:

Unknown disse...

O Real tbm tem ligações com o regime franquista!

Time de rico!

Vai Atlético! hahaha

23 de mai. de 2014, 14:43:00

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.