terça-feira, 13 de maio de 2014

Borussia Dortmund – Uma muralha amarela que não para de crescer

Quem é fã de futebol sempre conheceu o Borussia Dortmund. Alguns lembram-se que o time alemão foi campeão do mundo em 1997, em cima do Cruzeiro e de brasileiros que jogaram lá, como Amoroso e Dedê. Mas até a década passada, você certamente não colocaria aquele time amarelo da Alemanha no mesmo patamar de Real Madrid, Manchester United, Barcelona e outros gigantes mundiais. Pior do que isso, você provavelmente pensava que o único time alemão que poderia dar algum trabalho na Champions League, algum dia, seria o Bayern, com o Leverkusen, vez ou outra, aparecendo como coadjuvante.

Torcedores pessimistas e realistas de Dortmund também pensavam assim, afinal, há poucos anos o clube precisou de um empréstimo milionário do Bayern de Munique para não falir. Felizmente, alguns (muitos) torcedores e dirigentes do Dortmund foram otimistas demais. O que parecia uma zebra em 2013 se confirmou como o surgimento de um gigante do futebol mundial, que veio para ficar. Em 2014, mesmo com a venda de jogadores importantes, o clube deu muito trabalho ao galáctico Real Madrid, e por pequenos detalhes, não chegou mais uma vez à semi-final do maior torneio de clubes do mundo.

É fácil elogiar o trabalho dentro de campo quando ele aparece, mas no futebol de hoje, poucas coisas acontecem por acaso. O sucesso do Borussia Dortmund é resultado de uma gestão profissional que soube trazer para o clube a maior força que um time pode ter consigo: a força da torcida. E quando a torcida está junto com um clube, não é só o grito no estádio que importa, a torcida abraça o time, consome, divulga, defende, traz para a paixão e o orgulho de fazer parte daquilo para dentro da sua família, e se torna parte da história que está sendo escrita.

O Borussia ganhou recentemente um prêmio entregue pela Universidade de Design de Dusseldorf, já consagrado na Alemanha, por ter o kit de uniformes mais bonito da temporada 2013/2014. Pode não parecer muita coisa, mas isso demonstra a preocupação que a atual gestão do clube tem com cada detalhe que envolve a marca do clube. E, principalmente, com o seu relacionamento com o torcedor. É legal para ele ter um uniforme mais bonito do que os seus rivais. Como a maioria sabe, hoje o Borussia tem o público mais fiel do mundo, colocando mais de 80 mil pessoas por jogo em seu estádio, primeiro porque trata muito bem o seu fã, e segundo porque a diretoria sabe da importância e da força da sua torcida para ganhar os jogos que disputa em casa.

Um clube desse tamanho não pode se restringir à sua região, e Borussia tem uma cara jovem, de raça, e que tende a atrair fãs jovens de todo o mundo. Não à toa, o site oficial do clube já possui versões em inglês e japonês. Hoje, já é possível observar crianças e adolescentes utilizando a bela camisa do Borussia em quadras e campos Brasil afora, onde antes só havia espaço para Barcelona, Chelsea, etc. Existe, inclusive, um site de fãs brasileiros do time de Dortmund: http://borussiadortmund.net.br/ com notícias atualizadas e discussões de torcedores brasileiros sobre a equipe alemã.

Na última temporada, o Borussia Dortmund teve a 11ª maior receita dentre os clubes europeus, e mesmo ainda perdendo algumas de suas estrelas para o Bayern, a tendência é que a diferença entre os clubes cada vez diminua. Pelo bem do futebol, é importante que essa história tenha final feliz, provando assim que, é possível um clube grande com uma torcida apaixonada, se tornar gigante por meio de um trabalho sério, voltado para o público final, o torcedor. Esse caminho, além de mais barato e apaixonante, provaria que o investimento de bilhões de dólares provenientes de fontes obscuras da Rússia ou do Oriente Médio não são o único caminho para que um time possa ser competitivo a nível mundial.

A temporada 2013/2014 terminou com um público recorde de 1,3 milhões de pessoas que foram ao Signal Iduna Park, uma média de 80.297 pessoas por jogo, apenas 423 abaixo da capacidade total. Mas ainda falta um jogo. Na semi-final da Copa da Alemanha o Borussia bateu o Wolfsburg por 2 a 0 com o apoio da muralha amarela, e vai em busca do título inédito DFB-Pokal. Troféu que viria para uma galeria que só tende a crescer. Mas não será fácil, o oponente é nada mais, nada menos, do que o Bayern.

Eaí, você acredita no título do gigante que não para de crescer?

0 comentários:

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.