sábado, 21 de janeiro de 2012

Pré-Temporada 2012: Os Grandes que Vencerão! (4ª Parte)

O post que encerra a polêmica análise dos principais times brasileiros para 2012, chegou.
Nas três primeiras partes, o Arredonda tratou de esmiuçar cada clube, criando projeções para a nova temporada e separando-os em grupos diferentes: O Limbo (Parte I), Os Grandes que Sofrerão (Parte II) e Os Grandes que Lutarão(Parte III). É hora de olhar para os quatro clubes restantes, os principais deste ano de 2012.


Os Vencedores: 4 grandes para erguer taças

Neste último post contemplaremos os que montaram ou mantiveram os melhores elencos. Times que, no cenário nacional ou internacional, estão fortes o suficientes para disputar pensando em título qualquer torneio que disputarem. Serão esses clubes que ocuparão as manchetes vitoriosas dos principais jornais do país.

4º Grande: Sport Clube Internacional de Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

Situação Psicológica: O Colorado terminou o morno ano de 2011 com uma comemorada vaga para a Libertadores na última rodada. Fato que melhorou muito os ânimos vermelhos em Porto Alegre. Com vaga assegurada, a diretoria se esforçou para manter o time forte e a competente comissão técnica. Reforços no ataque e no meio ainda ajudarão. O clima é de confiança no time e no técnico Dorival Jr.

Negociações: os cartolas colorados garantiram jogadores pontuais para compor o elenco. Vieram Marco Aurélio (meio campo) e Dagoberto (atacante). Retorna de empréstimo Daniel (lateral), que deve estar nos planos de Dorival Jr.
O Inter é um time de poucas chegadas, mas muitas saídas. O Beira Rio virou um lugar inóspito para jogadores que não vinham desenvolvendo um futebol de alto nível. Deixam o clube: Zé Roberto, Thiago Humberto, Marquinhos, Siloé e Lauro. Os vermelho do sul ainda não vão contar com Andrezinho (meio campo), Ilsinho (meio campo) e Sorondo (lateral).
Ex-são paulinos devem brilhar no Beira Rio em 2012

Análise: O Inter vem para ser um time ofensivo em 2012. Um time capaz de deixar vários adversários feridos com voracidade. A chegada de Dagoberto, que se mostra empolgado em novos ares, deve formar um dupla fortíssima com Leandro Damião, o melhor centroavante do Brasil hoje. Além disso, o clube ainda conta com o poderio de jogadores como D´Alessandro e Oscar na meia. Tudo isso regido pelo bom Dorival Jr.
Quem não encarar o Inter com uma defesa sólida, corre sérios riscos de sair derrotado de campo. Por isso, o Inter é candidato a brigar por todos os títulos que disputa em 2012. Torcedor colorado, anime-se, compre ingressos e lote o Beira Rio, um bom o ano o aguarda.

Palpite: Campeão Gaúcho; Quartas da Libertadores; 3º no Brasileiro.


3º Grande: Sport Clube Corinthians Paulista (São Paulo)

Situação Psicológica: os ares nos arredores do Parque São Jorge não poderiam estar melhor. Um time acostumado a crises e críticas, vive estranha – porém merecida – paz na pré-temporada de 2012. Campeão Brasileiro de 2011, o time comandado pelo técnico Tite provou ser forte no conjunto, aliando valores individuais a uma forte cultura de consciência de grupo. O elenco vencedor foi mantido e a confiança é absoluta em um ano inesquecível.

Negociações: o novo presidente trouxe para os corintianos os seguintes nomes: Gilsinho (atacante), Chen Zhizhao (atacante), Elton (atacante), Cássio (goleiro), Felipe (zagueiro) e Vitor Júnior (meio campo).
Tite ainda deve contar com o retorno de Bill (atacante), emprestado ao Coritiba no último ano.
Deixam o Parque São Jorge apenas dois jogadores Morais (meio campo) e Renan (goleiro). Já é iminente, que o clube paulista deve contar também com a liberação do encrenqueiro Adriano (atacante) no meio do ano.

Tite e sua competi-vi-da-de são as armas do Corintinhas
Análise: Tite comandará o Corinthians sob a mesma batuta de 2011, aplicação tática. Essa é a maior força do time para a dura temporada que se aproxima: a competitividade. Aliado a isso, os torcedores ainda contarão com bons valores individuais, como Alex (meio campo) e Danilo (meio campo), ou Liédson (atacante) e Ralf (volante). O Corinthians é acima de tudo, uma equipe dificílima de se bater, por isso, talvez a Fiel Torcida possa sonhar de verdade com seu maior desejo: a Libertadores.
Corintianos, vistam suas camisas e lotem o Pacaembu como inúmeras vezes o fizeram. Transformem o estádio mais charmoso de São Paulo num caldeirão que só vocês sabem fazer e aproveitem 2012.

Palpite: 3º no Paulista, Campeão da Libertadores, 4º no Brasileiro, Campeão Mundial.


2º Grande: Fluminense Football Club (Rio de Janeiro)

Situação Psicológica: o Tricolor das Laranjeiras demorou para engrenar em 2011, mas terminou o ano assustando. Abel Braga acertou o time e contou com o desempenho fantástico de Fred na reta final, para liderar mais uma grande escalada do Time de Guerreiros. No clube, todos sabem que têm um dos principais elencos do país, atrás possivelmente só do Santos. E todos sabem que vão disputar todos os títulos até o fim. No Fluminense o clima é perfeito para a temporada, ainda mais com a volta do xodó Thiago Neves, alfinetando o âmago do maior rival.

Negociações: chegam às Laranjeiras os seguintes jogadores: Bruno Viera (lateral), Anderson (zagueiro), Jean (lateral), Wagner (meio campo), Thiago Carleto (lateral) e Thiago Neves (meio campo).
Enquanto uns vêm, outros vão. Deixam às Laranjeiras: Fernando Bob (volante), Diogo (volante), Jefferson (lateral) e Ciro (atacante).

Thiago Neves está de volta, o xodó do Flu
Análise: o elenco do Fluminense só não pode ser considerado o melhor do Brasil, porque no Santos jogam Ganso e, principalmente, Neymar. Apesar disso, o time é fortíssimo e contará com uma meia-cancha junto de ataque fabulosa. Montado com Wagner, Deco, Thiago Neves e Fred, essa é uma equipe perigosa. Aliado a isso, reforços como o lateral/volante Jean, bom jogador e versátil, mais Bruno Viera, importante lateral pelo Figueirense ano passado, prometem dar estabilidade a defesa e qualidade nas jogadas agudas.
Abel Braga possui um ótimo plantel nas mãos, com boas peças para disputar as maiores competições com aspirações de título. O Fluminense será destaque desde o começo até o final do ano desta vez. Tricolores, apóiem seu time, lotem o Engenhão e cantem suas belas canções. O ano promete!

Palpite: Campeão Carioca; Semifinalista da Libertadores; 2º no Brasileiro.


1º Grande: Santos Futebol Clube (São Paulo)

Situação Psicológica: a trágica goleada sofrida para o FC Barcelona na final do mundial de clubes de 2011 não parece ter abalado os santistas. Desde o primeiro minuto pós-jogo os jogadores falavam em aprendizado. E provavelmente carregarão lições desse jogo para 2012. O Santos continua com suas principais estrelas e continua sob o comando do melhor técnico brasileiro: Muricy Ramalho. O ataque que tanto feriu nos primeiros meses de 2011, deve voltar ainda melhor em 2012. O clima é bom, nada de exageros, mas é bom para uma temporada que promete ser mais longa que ano passado, quando o time estacionou depois da conquista da Libertadores.

Negociações: o Santos praticamente não mexeu em seu plantel, traz apenas Fucile (lateral) e deixa ir Bruno Aguiar (zagueiro) e Possebon (volante).

Neymar já é o segundo melhor do mundo
Análise: a manutenção do elenco e do Neymar, fazem do Santos o principal time para 2012. Um time que Muricy Ramalho saberá montar na defesa e que ainda conta com um ataque carregado por Borges, artilheiro do Brasileirão 2011. Além disso, Ganso deve ter um ano com mais partidas e mais ritmo, tendo tudo para voltar ao pleno futebol. Não há porque duvidar de uma combinação dessas. Não há sequer um time na Série A que não tema um embate contra os santistas.
Muricy deve voltar ao seu estilo rabugento pragmático em 2012 e forçar esse Santos a uma segunda metade bem melhor. O Santos é time para vencer tudo esse ano, assim como era em 2011.
Que a Vila mais famosa do mundo fique repleta de torcedores e assista mais um ano fantástico do segundo melhor jogador do mundo. Santista, curta o momento!

Palpite: 4° no Paulista, Semifinalista da Libertadores; Campeão Brasileiro.


Que a falação termine, que as projeções não signifiquem nada e que os jogos comecem!
Já tem partida hoje! Confiram e torçam!


Ciao!

8 comentários:

Bruno Cavalcanti Magliari - Kava disse...

Rodrigo Mancha também pediu as contas e não pertence mais ao Peixe!

Só digo uma coisa, ninguém segura meu Santos no ano do Centenário. Rumo ao TETRA da Libertadores!

21 de jan. de 2012, 14:10:00
Unknown disse...

Apesar de acreditar que o Santos vai até as semifinais, ainda acho que o Brasileiro que chegará na final vai ser o Flu....está hoje com um puta elenco e mto bem estruturado, principalmente psicologicamente.

23 de jan. de 2012, 00:02:00
Anônimo disse...

ahahaha que piada corinthians campeão da libertadores.
santos capeão brasileiro, tendencioso não?

16 de fev. de 2012, 16:36:00
Unknown disse...

Caro Anônimo, de modo algum tendencioso, apenas uma opinião baseada em um estudo dos elencos.
Inclusive o autor deste texto é São Paulino roxo! ;)

Mas como todo palpite, não deixa de ser uma opinião entre tantas.

16 de fev. de 2012, 16:45:00
Anônimo disse...

Não acho o Corinthians perigoso na Libertadores, muito menos para mundial, aliás nenhum dos que estão disputando a libertadores vejo pronto para disputar um mundial, mas futebol é futebol . Santos ano passado largou o brasileiro por causa da libertadores, por que não vai repetir a dose ? Acho que o Rio de Janeiro tem mais chances tanto na libertadores quanto no brasileiro, o Fluminense pelo time que montou e o Vasco pelo potencial que tem com todos seus principais jogadores em campo e por ter mostrado ano passado esse potencial, Flamengo o de sempre mas é o que tem menos time, mas eu não duvidaria da capacidade do clube. Continuando a falar dos clubes do RJ, se lembrarmos bem, ano passado no começo do campeonato o Vasco jogou 5 jogos com time reserva por conta da copa do brasil e com isso perdeu vários pontos que com o time titular provavelmente não perderia, a diferença de pontos para o corinthians no final ficou de 2 pontos, será que o corinthians tem esse time todo mesmo ? Não temo de forma alguma o tite e seus comandados. Meu palpite - Libertadores: Fluminense ou Vasco . Brasileiro: muito cedo para dar palpite. Copa do Brasil: São Paulo ou Botafogo. Achei super exagerado alguém prever Corinthians campeão da libertadores e do MUNDIAL, isso por que sabemos que do outro lado pode estar Real ou Barcelona(além de outros poderosos), ai não é previsão é um simples chute ao vento. Parabéns pelo blog. De: Fabinho E-mail: Junior0311@hotmail.com

13 de mar. de 2012, 02:00:00
Unknown disse...

Fabio, creio que o autor do texto esteja zicando o Corinthians!
Mas quem sabe? rs
Eu vejo o Corinthians com um time muito consistente apesar de não ter talentos individuais fortes...e com certeza é o elenco com mais peças de reposição capaz de manter o nível. É muito capaz de chegar longe na Libertadores.

Agora, minha opinião? Libertadores é do Fluminense ou do Santos!
O Vasco vai perder fôlego logo logo....

Aparece sempre cara!
Abraços

13 de mar. de 2012, 15:40:00
RodrigoR disse...

Ando meu ausente nos comentários, as coisas estão meio corridas pra mim, mas lembrei desta matéria ...e meu ...tinha que vir aqui comentar (rs)

Parabéns Tiago Ciarallo pela ótima análise, você é pé quente ..tomara que esteja certo sobre o mundial também (rs)

Matéria mítica ..lendária e registrada aqui no arredonda.

Abraço.

5 de jul. de 2012, 19:44:00
Unknown disse...

hahahaa, Rodrigo, de fato esse artigo entrou para a história!
A quantidade de "vc é louco" que o Tiago ouviu depois deste texto, ainda mais não se tratando de um Corinthiano.

Agora vamos ver se no Mundial, que não terá nem Barcelona e nem Real Madrid, o Corinthians leva.

Abraços!

10 de jul. de 2012, 16:25:00

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.