sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Barcelona vs Real Madrid - As Lições de um Clássico

Na noite da última quarta feira, pudemos novamente assistir a um jogo de altíssima qualidade, pudemos ver futebol de verdade sendo jogador no Reino da Espanha. Os dois melhores jogadores do mundo se enfrentaram novamente acompanhados de dois dos melhores elencos do planeta. O resultado foi previsível e poucos apostaram no contrário, mas a realidade é que o desenrolar do jogo em si foi completamente inesperado. E é disso que falarei agora.


Desde que Pep Guardiola e José Mourinho estão no comando dos times espanhóis, cada jogo tem sido uma lição atrás da outra, o Real Madrid tem sofrido constantemente e conseguiu apenas uma vitória sobre o time catalão, uma vitória sofrida de 1x0.
Mourinho tentou de tudo, jogou na retranca, apelou para a pancadaria, tentou mandar o time pra cima, tentou até imitar o estilo de jogo do Barcelona. Sempre sem sucesso. A única vez que venceu, na Final da Copa do Rei em 2011, a tentativa foi estranha e ousada, e não deu certo estrategicamente, mas garantiu o título.

Naquele dia Mourinho deslocou Pepe para jogar como volante e abusou do jogo grosso e raçudo do zagueiro luso-brasileiro, que para sorte do Madrid, estava em um bom dia e mais marcou com qualidade do que bateu, ao contrário do que aconteceu semana passada, no jogo de ida. Mou tentou a mesma tática novamente, mas Pepe decidiu que bater seria mais efetivo, cometeu uma atrocidade contra Messi, seu time perdeu por 1x2 em casa e o jogador ainda foi condenado por toda a mídia mundial.

O clima não poderia ser pior, o time todo do Real pressionado, Mourinho abatido e demonstrando estar com falta de recursos para parar o maior rival, a torcida impaciente e vaiando. A mídia pressionando e os boatos de que Mourinho irá abandonar o barco. Era, definitivamente, hora de tentar algo fora do comum.

A estratégia? Transformar o Real em um time com mentalidade de time pequeno. Sim, o gigante Real Madrid deveria entrar no jogo pensando como um pequeno impetuoso e folgado. Mas com o mesmo esquema tático habitual e com as mesmas estrelas em campo.
E assim o milionário elenco da capital espanhola entrou em campo derrotado, Mourinho mesmo disse após o jogo que foi espantoso ver os jogadores conversando no vestiário e dizendo que "é impossível derrotar o Barcelona na casa deles!", e que não havia um único jogador que acreditava em uma vitória.
E dessa forma, sem querer, sem intenção, Mourinho e seu time descobriram o grande segredo do Barça: o medo. O mesmo medo que destruiu o Santos na final do Mundial de Clubes. O medo que o elenco de Madri deixou de sentir, pois não havia nada a perder!

Dessa forma toda a pressão cessou de existir e o Real entrou em campo despreocupado, e logo apertou o Barcelona na defesa, pressionando incessantemente e forçando erros inacreditáveis do time de Puyol e Xavi. Foi possível ver até Messi dando botinada em Pepe e assim devolvendo a agressão do jogo anterior, algo que o argentino nunca fez!
Infelizmente para o Real, a estrela de Messi parece ser enorme, e em um lance La Pulga criou mais uma jogada incrível e deu um gol de bandeja para Pedro. E para azar maior do Real, Daniel Alves fez um gol antológico e decisivo.

Indiferente ao placar, o Real Madrid foi para o vestiário e voltou com mais vontade ainda de ganhar, após perceber que eles estavam dominando o Barcelona, apesar do resultado, o sangue ferveu. E principalmente o sangue de Benzema, que entrou em campo determinado a fazer a diferença. O Real vinha por todos os lados, subindo com 6 jogadores e sempre tendo 6 também protegendo o meio, impedindo o Barcelona de criar. A importância tática de Granero, que entrou aos 7 minutos do segundo tempo, é imensurável, o jogador foi o 12º jogador, criando e protegendo ao mesmo tempo. Em 3 minutos (23º e 26º minutos) o time de Mou empatou e botou fogo no jogo. A torcida catalã se calou, apreensiva de tensão após a obra prima de Benzema que deixou Puyol no chão com um lençol completado para o fundo das redes.

A efetividade tática do Real Madrid dependia da falta de tensão de seu time, a pressão funcionava por que os jogadores estavam jogando futebol, estavam fazendo o que amam sem preocupações, exatamente igual o Barcelona faz constantemente. Com o empate, esse momento passou, o time percebeu que podia ganhar, foi pra cima, mas perdeu a calma e começou a bater desnecessariamente. Assim Sergio Ramos foi expulso alguns minutos após o empate. O jogo sério e pouco efetivo havia retornado aos pés madrileños.

O Barcelona se classificou com o empate, mas uma lição importantíssima foi aprendida por Mourinho e seu time. Cristiano Ronaldo e seus companheiros entraram em campo tranquilos, sabendo que estavam derrotados, e saíram de campo abatidos, tristes. Mas se engana quem pensa que mais uma derrota foi o motivo, o abatimento era unicamente por terem perdido um jogo que foi deles, em que eles foram melhores. Finalmente melhores.

Os lances de um confronto historíco

Aguardo ansiosamente pelo próximo confronto, aguardo para ver qual será a atitude de ambos os times ao entrarem em campo.
Gostaria de ouvir a preleção de Mourinho antes do jogo.

0 comentários:

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.