segunda-feira, 2 de abril de 2012

APOEL - O milagre do Chipre

Esta temporada, qualquer fã de futebol que acompanha a Liga dos Campeões deve ter se deparado com a seguinte pergunta: "APOEL?? Da onde veio esse time?!"

Eu nunca tinha ouvido falar desse time, você nunca tinha ouvido falar desse time, pensando bem, acho que alguns dos adversários do Apoel não tinham ouvido falar deles até a hora do sorteio de grupos. Bom, mentira, pois esse time oriundo do Chipre, havia disputado a fase de grupos da Champions 2 anos antes, na temporada 2009/2010, quando enfrentou na fase de grupos o Chelsea, o Porto e o Atlético de Madrid, mas acabou eliminado sem vencer nenhum jogo.

Aliás, destino comum na Liga para os times de menor expressão, já vimos muitos times de menor expressão na fase de grupos, e por via de regra todos eles são sacos de pancadas que ficam pelo caminho e ninguém se lembra o nome deles na temporada seguinte, o que nos traz ao tema deste artigo: Como o Apoel chegou até as quartas de finais?

O time cipriota fez por merecer sua chegada impressionante em fase tão avançada do campeonato europeu, há 16 anos atrás, em 1996, o clube passava por dificuldades financeiras e como solução, transformou o Futebol do clube em uma empresa, com sócios, contrato e investimento anual. E então passou a ser gerido com profissionalismo, comum a tantos clubes europeus e ausente nos gramados brasileiros, iniciou uma reestruturação, reformou instalações, melhorou seu staff, criou uma academia de jovens e passou a procurar bons jogadores fora do país.
Hoje o clube conta com aproximadamente 7000 sócios, tem uma média de 10000 torcedores por jogo, e o recorde de público do país, quando um pouco mais de 23000 pessoas lotaram o estádio GSP, o maior do Chipre, no jogo das oitavas da liga dos campeões, contra o Olympique Lyonnais da França.

A partir da década passada, mesmo desconhecido para nós, passou a ser frequentador comum da fase classificatória da Liga dos Campeões, mas só em 2009 finalmente se classificaram para a fase de grupos.
Nesse ano, mesmo não fazendo uma boa campanha, o Apoel impressionou, pela capacidade tática e pelo fanatismo de seus torcedores. Foram 3 derrotas e 3 empates, sendo que um dos empates foi contra o Chelsea, em Stanford Bridge, dia em que 7000 fãs do time viajaram até Londres só para apoiar o time.

Nesta temporada os cipriotas aprenderam o necessário para realizarem o milagre que nós vimos na atual temporada, vieram mais preparados e surpreenderam em todos os jogos que disputaram no grupo em que estavam Porto, Zenit e Shakthar. Invictos, o time do técnico Sérvio, Ivan Jovanovic se classificou para as oitavas, vencendo 2 jogos em casa e empatando os 3 fora de casa, no último jogo em casa contra o Shakthar perdeu por 0x2, mas com o time reserva.
Neste momento, o sorteio contra o Lyon nas oitavas foi um presente, o time francês se encontrava em má fase, e havia passado por pouco para as oitavas, entretanto é um time muito mais forte que o Apoel, pelo menos no papel, e assim pensavam todos até a hora do jogo.
Comemorando um título: a vitória sobre o Lyon
O primeiro jogo, na França, foi dificílimo, e pela primeira vez os críticos realmente observaram o time cipriota jogando, e todos nós pudemos notar a capacidade tática desse time limitado, sem nenhum jogador com brilho próprio ou algum esquema tático mirabolante, o Apoel apenas é capaz de executar aquilo que seu treinador pede, quase a perfeição, os jogadores fazem exatamente aquilo que é esperando dentro de campo, sendo que o técnico conhece exatamente as limitações de seus comandados. Parece um futebol robô, mas a verdade é que há muita dedicação e vontade por parte do elenco, a ponto de conseguir sufocar os adversários com uma marcação precisa atrás do meio de campo e partir em contra ataque.
O Apoel foi derrotado fora de casa, e venceu em casa, com o resultado agregado sendo de 1x1, e levando o jogo para os pênaltis, em um GSP Stadium lotado de cipriotas confiantes no sucesso do time. Na emocionante disputa de penaltis o Chipre inteiro sorriu, viu o milagre ocorrer, o time venceu por 4x3 e comemorou como se fosse um título a classificação para as quartas de finais.

Nas quartas o sorteio foi menos generoso, o adversário é o Real Madrid, time cujo folha salarial mensal poderia pagar mais de 5 anos de salário do elenco do Apoel. O 1º jogo, no Chipre, foi um massacre, apesar da boa partida realizada pelos cipriotas, o jogo terminou 0x3, e dificilmente o placar será revertido no jogo de volta. Entretanto após a derrota, o time saiu aplaudido de campo pelos seus 23000 torcedores que puderam sentir o orgulho de chegar tão longe na maior competição de clubes do mundo.
Até mesmo Mourinho elogiou o time e sua capacidade, e se disse impressionado com o que o clube jogou e mostrou apesar da enorme diferença de capacidade financeira e estrutural para o Real Madrid.

O time não foi bom o suficiente para ser campeão, mas será que bom o suficiente não é relativo? Ou você acredita que os torcedores do Apoel estão desapontados?
Ficará a lição de disciplina e superação desse time que espantou todos os apaixonados por futebol, e nos fez lembrar porque amamos tanto esse esporte!

2 comentários:

RodrigoR disse...

O futebol é fantástico né, sempre surpreendendo.
"Eu nunca tinha ouvido falar desse time, você nunca tinha ouvido falar desse time" - Não mesmo (rs), e acho que o torcedor do apoel pode ficar feliz ai por um bom tempo.

Não só em relação ao Apoel, mas em relação a todos os times que participam de uma Champions, só o fato de se destacar na competição é algo para se comemorar, competição muito difícil.

Vi dois jogos do Apoel nessa competição, por coincidência duas derrotas, mas jogos em que mesmo assim eles surpreenderam. Contra o Lyon e contra o Real (Jogos de Ida).

Tomara que eles continuem com essa estrutura e humildade, e volte na próxima Chapions.

Muito boa matéria Danilo.
Parabéns

10 de abr. de 2012, 15:53:00
Unknown disse...

De fato é um motivo de muito orgulho participar da Champions, mas tenho ctz que os times pequenos aproveitam muito mais tudo que essa participação oferece!

O Apoel ano que vem tá de volta! haha

16 de abr. de 2012, 22:26:00

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.