segunda-feira, 14 de maio de 2012

Final de Semana de Campeões

A pré temporada dos grandes times brasileiros acabou. Os campeonatos regionais foram encerrados nesse final de semana e seus vencedores já nem comemoram mais. Em meio a uma profusão de taças levantadas neste domingo, apenas algumas valem destaque - e nem todas estão dentro do país.

Manchester é finalmente Azul
Na Inglaterra, o novo lado poderoso do futebol da Rainha, os cidadãos azuis de Manchester, ergueram o caneco após longos e sofridos anos assistindo o domínio do United. Um título, que por mais aguardado, vem de uma temporada fraca dos times britânicos. Foi estranho, um United de jogo feio, truncado e sem a qualidade dos últimos anos. Liverpool, Arsenal e Chelsea com enormes altos e baixos. O Manchester City mereceu, mas não deve sonhar alto para 12/13 se as coisas não mudarem por lá.

Na Espanha, o Real Madrid fechou o campeonato acima dos 100 pontos e Mourinho desfilou triunfante sobre o Barcelona na sua segunda temporada à frente do clube merengue. Ele conseguiu, de novo, vencer os rivais (a exemplo do que fizera quando comanda a Inter de Milão em 2010). Dessa vez, o resultado não foi no palco internacional da Liga dos Campeões por incompetência dos dois maiores times do mundo, que não conseguiram a sonhada vaga para uma final histórica entre ambos. Mas, mesmo assim, o técnico português conseguiu um belo estrago na Catalunha. Pep, o treinador de uma das equipes mais fantásticas e vitoriosas de todos os tempo, caiu. Uma nova era começa para o Barça depois de uma temporada frustrada (após muitas de excelência). Um novo – provavelmente tão bom quanto o outro – Barcelona deve surgir, porém diferente. Veremos se o estilo de jogo era de Pep ou da tão aclamada filosofia de futebol do Barcelona.

A Squadra invicta da Itália
Na Itália a Juventus se reergueu em grande estilo, depois dos escândalos das apostas há algumas temporadas atrás, e foi campeã invicta. Num campeonato onde o velho estilo italiano voltou, jogos truncados e feios, decididos com raça e gols chorados, a Velha Senhora fez o que sempre soube fazer. Não perder. Um time extremamente seguro e regular, incapaz de ser batido por qualquer outro, caminhou sempre bem ao longo do campeonato. Mesmo que não tenha sido brilhante, nunca se duvidou que brigariam pelo Scudetto e, já nas últimas rodadas, não havia nem mais a hipótese de perdê-lo. Turim deve ser uma cidade que vai vibrar na Champions League do ano que vem, a Juve é novamente um time forte e cascudo. Ninguém passará fácil por essa renovada squadra.

E no Brasil, algumas equipes utilizaram bem os torneios regionais para chegarem preparadas ao Brasileiro (final de semana que vem) e para continuar na escalada rumo a títulos mais importantes, como Libertadores e Copa do Brasil. O Coritiba se mostrou mais uma vez um time forte no início do ano, jogando um campeonato paranaense regular e mostrando uma equipe que sabe o que faz em campo. O esforço valeu a taça Paranaense num emocionante Atletiba que foi decidido nos pênaltis. É hoje o meu candidato favorito para levantar a Copa do Brasil.


Tricolor das Laranjeiras erguendo o Carioca
Neymar e Ganso: eles sabem
Por fim, é preciso falar de Fluminense e Santos. Os dois melhores times do Brasil no momento, junto do Corinthians. Ambas as equipes arrasaram seus adversários nas finais estaduais e carregam nas costas ótimas atuações das oitavas da Libertadores. O Fluminense soube vencer o Inter, e atropelou o Botafogo com autoridade para ser campeão Carioca. Já o Santos humilhou o Bolivar e jogou fácil para erguer o Paulistão contra o Guarani. Os dois entram em semana decisiva e de jogos complicados pela Libertadores, mas entram fortes e impondo respeito diante dos adversários. O Velez (enfrentará o Santos) e o Boca Juniors (pega o Flu) com certeza estão temerosos. Aposto nos dois times brasileiros para seus duelos. Eles souberam usar a pré temporada dos regionais.

Que a temporada brasileira comece e que a final da Champios League se prove digna de uma final!

Ciao!



0 comentários:

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.