segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ryan Giggs, a Lenda!

Ryan Giggs, 38 anos, canhoto, Galês.

Esse é o perfil básico de um dos maiores jogadores da história, uma verdadeira lenda, o único em atividade. Não existe um único fã de futebol que não saiba quem é Ryan Giggs, pergunta pro teu amigo, pro teu chefe, pro teu vizinho, se eles gostam de futebol, eles sabem quem é esse mito.

Há 21 anos atrás, quando iniciava a carreira de Giggs, no time principal do Manchester United, ele já era muito bem recomendado, George Best e Bobby Charlton diziam que era o melhor jovem que já haviam visto nas categorias de base, e coincidentemente ele jogava na mesma posição que Best, ponta esquerda, o que só aumentavam as comparações dos fãs. O galês demorou apenas 1 temporada para se tornar titular do time comandado por Ferguson e liderado por Eric Cantona, e nas duas temporadas seguintes 92-93 e 93-94 ganharia seus dois primeiros prêmios, Jovem do Ano da Liga Inglesa, o primeiro a ganhar esse prêmio dois anos seguidos, futuramente seu atual companheiro de equipe ganharia também, Wayne Rooney.
Ele também foi na época o mais jovem jogador a ser convocado para a seleção do País de Gales, em 1991.

Giggs foi um ponta esquerda a maior parte da carreira, sendo um jogador incansável e rápido, corre muito e corre o jogo todo, ainda é um excelente marcador, possui uma excelente precisão nos chutes e é dono de uma visão de jogo incrível, distribuindo passes e criando oportunidades de gol tempo todo, qualidade que virou sua marca registrada, ele detém o maior número de assistências individuais da história da Liga Inglesa, já foram 271.
Nas últimas temporadas, já com idade avançada para um jogador, e obviamente menos fôlego, Ferguson deslocou ele para o meio de campo, onde pode distribuir seus passes de qualidade e ainda ajudar na marcação sem se cansar tanto, posição que ele se adaptou rapidamente.

Não há, atualmente, nenhum jogador na história do futebol inglês, mais premiado do que Ryan Giggs, ele ganhou praticamente tudo que era possível, já são 12 Premier Leagues, 4 Taças da Inglaterra, 3 Copas da Liga, e ainda 2 Ligas dos Campeões. Individualmente, foi eleito melhor jogador da Liga Inglesa em 2009, foi eleito para o time do século da Liga em 2007, o time da década em 2003. Marcou apenas 163 gols em sua carreira, mas é o único jogador a marcar gols em todas as temporadas da liga inglesa que disputou, também é possui o recorde de gols em edições seguidas da Champions League, foram 11 temporadas marcando.

Giggs e o trofeú da Premier League
Entre os prêmios de maior importância, Giggs, entrou para o Hall da Fama Inglês em 2005, entrou para a Ordem do Império Britânico em 2007, foi eleito em 2011 pelos fãs como o maior jogador da história do Manchester. Ainda integrou a lista das 100 Lendas do Futebol que já passaram pelo futebol inglês, lista que integra grandes nomes como Bobby Moore, Best, Cantona, Schmeichel e Bergkamp, Giggs é o único da lista ainda em atividade. Em 2011 também ganhou o prêmio "Pé de Ouro"(Golden Foot Award), dado somente para jogadores com mais de 29 anos de idade e ainda em atividade, prêmio já dado para Baggio, Del Piero, Ronaldo, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Schevchenko, Nedved e Totti.


Ryan Giggs é uma lenda, a única que ainda pode ser vista desfilando seu futebol nos gramados, sua classe em campo é um exemplo para todos, aliás, em toda sua carreira, ele nunca recebeu um cartão vermelho jogando pelo Manchester, e apenas um vermelho jogando pela seleção, dado após um 2º cartão amarelo.

Já se passaram 906 jogos pelo seu clube e Giggs não dá sinais de que vai parar, quando ameaçou parar em 2009, o clamor público e o pedido pessoal de Sir Alex Ferguson fizeram com que ele continuasse, e recentemente renovou novamente seu contrato por mais uma temporada, até o final de 2013, ainda fez uma declaração dizendo que almeja chegar aos 1000 jogos.

Excelente homenagem para A Lenda - Créditos: Timur Sharafeev

Aproveitem enquanto podem, pois Ryan Giggs é um jogador único, e assistir ele jogando é uma dádiva para todos. Nunca se sabe quando que A Lenda decidirá assumir seu posto longe dos gramados.

Abraços!


2 comentários:

RodrigoR disse...

Esse video é sensacional !! Salvei aqui nos favoritos.

O cara é fera mesmo, um exemplo (menos fora de campo rs), já tem seu nome imortalizado na história do futebol.

Parabéns
Belissima matéria.
Abraço.

21 de abr. de 2012, 19:22:00
Unknown disse...

O vídeo realmente é muito bom, foi um achado! haha

Futuramente falaremos de outros grandes nomes do futebol, inclusive aposentados já!

Valeu!
Abraços!

23 de abr. de 2012, 13:02:00

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.