quinta-feira, 12 de abril de 2012

Guarani, a Fênix do Interior!

Caros boleiros,

Vocês sabiam que o Guarani, é um time repleto de história, glórias, títulos e etc?
Sim, o Bugre, é o primeiro e único time do interior de São Paulo a conquistar o Campeonato Brasileiro, em 1978, ainda seria Vice Campeão em outras duas oportunidades, em 1986, em uma das finais mais emocionantes da história, contra o São Paulo e em 1987, contra o Sport, o famoso título responsável pela polêmica da Taça das Bolinhas, entre SPFC e Flamengo.
Time Campeão Brasileiro de 1978
Nos início da década o time alviverde sofreu altos e baixos tristes para um time com a sua história, chegando a cair para a Série C em 2006. Em 2008 veio o recomeço, a diretoria se organizou, e conseguiu um patrocinador que permitiu que um elenco razoável fosse montado, foi o suficiente para voltar para a Série B em 2009, com a boa campanha, o time perdeu alguns jogadores e demorou para se reforçar devidamente, o que causou o rebaixamento da Série A1 do Paulistão. Entretanto o time voltou aos eixos após o estadual e novamente foi bem na Série B, voltando a divisão de elite do futebol Brasileiro. Nesta temporada, começou a ser formado o elenco atual do Bugre. Inclusive foi a melhor época de Vadão no comando da equipe!
Torcida Protestando

Sem trazer grandes reforços em 2010, o Bugre cairia novamente e ainda iria mal na Série A2 do Paulista, houve revolta dos torcedores, briga com a diretoria, atraso nos salários. Foi criado um ambiente onde o futebol ficou em 2º plano, e tudo deu errado. 2011 começou melhor, e o time voltou para a Série Principal do Paulista, mas novamente perdeu jogadores e fez um péssimo campeonato na Série B, houve novamente atraso nos salários, e por pouco o time não caiu para a Série C, se recuperando nas últimas rodadas.




O Guarani vem tendo um começo de temporada incrível, trouxe o Vadão de volta para a disputa do Paulista, e vem combatendo de igual para igual com os grandes de São Paulo, está hoje na 4ª colocação, com uma campanha igual a do Santos que está em 3º, mas menor saldo de gols. Se fosse considerado um time grande, o Bugre teria um excelente retrospecto nos clássicos, perdeu apenas para o Santos, ganhou do Palmeiras e empatou com Corinthians e São Paulo.

O Bugre montou um elenco consistente, sua zaga é considerada uma das melhores do campeonato, com o durão Domingos no comando, e o Neto, zagueiro que vem fazendo jogos tão bons que chamou a atenção do Muricy, que o quer no Santos, além disso São Paulo e Palmeiras estão interessados. O goleiro Juliano e os laterais apoiadores Oziel e Bruno Recife completam a base. Wellington Monteiro e Fábio Bahia são os volantes, sendo que o 1º ajuda bastante na criação e na marcação sob pressão, como meia fica o Danilo Sacramento, e coordenando todas as jogadas de ataque o veterano experiente Fumagalli, cérebro da equipe. Lá na frente ficam os jovens revelados na base, Fabinho Souza, xodó da torcida e Bruno Mendes.
Guarani 3 x 1 Palmeiras
O time joga em um 4-2-2-2, bastante ofensivo, e sempre marcando sob pressão, impedindo a saída de bola dos adversários, e na hora de criar, Fumagalli recebe praticamente todas as bolas e verifica as opções, sendo que o Fabinho reveza abrindo como ponta esquerda enquanto o Bruno Mendes corre pra dentro da área ou vice-versa, confundindo a zaga adversária. Enquanto isso Danilo e Wellington acompanham para dar opções.
O time de Vadão vem funcionando muito bem pois é capaz de seguir a disciplina tática com efetividade e ao mesmo criar lances de criatividade inesperada, principalmente dos pés de Fumagalli e do jovem Fabinho.

Agora entraremos na fase eliminatória da competição, e se a tabela não mudar, Guarani enfrentará o Palmeiras, time que pode ser derrotado novamente devido a má fase, no melhor cenário o Bugre passaria o Santos, terminaria em 3º e pegaria o 6º colocado que deve ser o Mogi Mirim.

Ficamos assistindo e torcendo para que os tempos de glória do passado retornem ao Brinco de Ouro da Princesa, o caminho parece claro, falta agora que a diretoria do clube se esforce para manter o Guarani nos trilhos!


5 comentários:

Anônimo disse...

"Sim, o Bugre, é o primeiro e único time do interior de São Paulo a conquistar o Campeonato Brasileiro"

Amigos, o Santos não é da capital paulista e é campeão brasileiro, oito vezes por sinal. Portanto, o Guarani não é o único time do interior de São Paulo a conquistar o brasileiro.

12 de abr. de 2012, 19:52:00
Unknown disse...

Caro Anônimo, o Santos não é do Interior, mas sim do Litoral Paulista.

12 de abr. de 2012, 20:14:00
Lucas Vieira disse...

O Guarani, além das suas importantes conquistas, também é conhecido por apresentar muitos craques ao futebol brasileiro. Podemos citar como exemplo de grandes jogadores que brilharam no Bugre: Careca, Zenon, João Paulo, Neto, Edílson, Djalminha, Amoroso, Luizão, entre outros. Alguns foram revelados lá, inclusive.

Parabéns pela matéria e pelo blog!

16 de abr. de 2012, 01:49:00
Unknown disse...

Lucas, realmente!

O Bugre é tão grande que preferi deixar essa informação de lado, mas saíram grandes ídolos do maior do interior!

Valeu pela leitura!

16 de abr. de 2012, 22:28:00
Mateus disse...

Como existe gente ignorante, o Santos é do LITORAL, e não do interior.

Lamentável alguém querer criticar sem ao menos ter o mínimo de conhecimento necessário para tal.

Parabens pelo blog.

Abraços

7 de mai. de 2012, 20:00:00

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.