segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fique de Olho! - Xherdan Shaqiri

O Campeonato Suiço não tem uma das ligas de maior prestigio na Europa, por ser um país pequeno, possui apenas 10 equipes na primeira divisão, chamada de Super League. Tal liga nunca foi transmitida para a América do Sul e portanto é difícil assistir a jogos dos times de lá. 

Também não tem muito o que ver, o Basel domina a liga com muita vantagem, atualmente lidera o campeonato com 62 pontos, com 16 pontos de vantagem para o 2º colocado. Tal superioridade permite que ano após ano sejamos capazes de ver alguns jogos do time suiço na Champions League, onde sempre chega na fase de grupos.
Shaqiri na Seleção Suiça
E foi na Liga dos Campeões que foi possível observar melhor o jovem craque que surgiu nas categorias de base do Basel. No último jogo da fase de grupos, em dezembro de 2011, o Manchester United foi até a Suiça enfrentar o time de Shaqiri, e o jovem meia não decepcionou, correu muito o jogo todo, distribuiu passes e dribles, e com a sua canhota habilidosa deu 2 assistências e a vitória para seu time, que sai vitorioso por 2x1, deixando Sir Ferguson impressionado e eliminando o poderoso time inglês da Champions.

Xherdan Shaqiri começou a jogar bola na base de um time menor da suiça, com 10 anos de idade, aos 11 já estava na base do Basel, onde ganhou vários prêmios, inclusive sendo eleito Melhor Jogador da Nike Cup Sub15. Foram 8 anos na base, até estrear pelo time principal em 2009, aos 17 anos. Desde então, nas últimas 3 temporadas, já fez 111 jogos, marcou 18 gols e fez 19 assistências.
O garoto é rápido como uma bala, jogando como meia esquerda, corre muito, e corre o campo todo, muito habilidoso regularmente vai para cima do adversário com dribles simples muito bem executados, talvez sua altura, 1,69m, parecida com a do gênio Messi, tenha algo a ver com isso. Ainda é capaz de executar precisos chutes de fora da área, colocando a bola aonde quiser.

Na Seleção, Shaqiri já tem um destaque merecido também, após 13 presenças nas seleções de base, em 2010, após a Copa da Africa do Sul, foi promovido para o time principal, onde já acumula 18 partidas e 5 gols marcados, sendo um titular constante do time.

Pequena Amostra: passes, chutes, dribles e muita velocidade!

Aos 20 anos, Shaqiri está fazendo uma temporada excelente pela Super League, e apesar do Basel ter sido eliminado nas oitavas de final da Champions pelo Bayern de Munique, o jovem teve suficiente oportunidades para chamar a atenção de grandes clubes da Europa, inclusive a atenção de um dos Semifinalistas da Liga dos Campeões, o próprio Bayern, que em janeiro se moveu e comprou o jovem, com uma claúsula contratual que o permitiu ficar até julho no Basel, ou seja, na próxima temporada veremos o jovem suiço em terras alemãs, dando o salto para jogar em um grande clube.

A partir da próxima temporada poderemos ver mais jogos desse jovem craque, e assim poderemos verificar o quão bom o garoto realmente é!

Ficaremos de olho!


2 comentários:

RodrigoR disse...

Bela aquisição do Bayer.
O cara é rápido mesmo, chuta bem e tem bom passe. Grande revelação.
Outro jovem que pode sair do Basel para a Alemanha é o Granit Xhaka, que pode estar indo para o Mönchengladbach.

Parabéns pela matério
Abraço

10 de mai. de 2012, 12:16:00
Unknown disse...

Esse Xhaka é uma ótima revelação, mas creio que menos certa do que o Shaqiri, que já provou ser de extrema qualidade!

Mas a Suiça tem no geral uma seleção de base de incrível!

Valeu!
Abraços!

14 de mai. de 2012, 15:52:00

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.