terça-feira, 27 de março de 2012

Arbitragem: Cartão vermelho para os erros!

Amigos sofredores,

Estou aqui para falar de um tema que divide opiniões entre as pessoas que acompanham e mandam no futebol mundial: o uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem durante as partidas. Tenho uma opinião muito firme a respeito desse tema: sou a favor do uso de tecnologias diferenciadas que tenham o objetivo de minimizar os erros humanos cometidos pelos juízes, desde que isso não atrapalhe a alta dinâmica existente numa partida de futebol.

Imaginem todos aqueles lances em que a bola bate no travessão, pinga dentro e o juiz nao dá o gol; o zagueiro se mata para tirar a bola de cima da linha e o árbitro corre para o meio de campo; mesmo os lances menos importantes, como um escanteio duvidoso poderiam ser extinguidos com o uso da tecnologia. Lances como faltas e pênaltis são mais complicados, pois dependem muito da construção de cada jogada e suas conclusões variam de acordo com a interpretação do juiz. Acredito que com o número de árbitros existentes - um principal, dois bandeiras e dois de linha de fundo, além do chamado quarto árbitro - estamos bem servidos em quantidade para os lances interpretativos, mas ainda não em qualidade, já que existem muitos juizes fracos por aí.

Collina: se todos os árbitros tivessem metade de sua competência, o futebol estaria muito bem

Voltando à questão da tecnologia, vemos que esse é um artifício já utilizado em muitos esportes, como o rúgby, o tênis, o críquete e o vôlei. Existe um sistema que se chama Hawkeye, em que um campo magnético é colocado nas traves e um sensor é instalado no interior da bola, fazendo com que o juiz seja avisado pelo seu relógio quando a bola entrar. Isso sem dúvidas acabaria com muitas das polêmicas na arbitragem do futebol, tendo em vista que é um aviso instantâneo e não esfriaria o jogo, garantindo a emoção da partida.

Aviso instantâneo e fim da polêmica

Existem outros métodos de inserir a tecnologia na arbitragem, como o do replay. Com ele, cada equipe teria um certo número de chances de ver o replay da uma marcação do juiz para questioná-la e, dessa forma, mudar a decisão tomada. Não sou a favor do uso desse artifício, pois deixaria o jogo parado demais para uma partida de futebol. Imagine se em todos os jogos cada time pedisse replay de duas jogadas duvidosas. O jogo seria interrompido diversas vezes, tornando a partida muito mais chata e falada do que propriamente jogada. Isso é diferente em um esporte como o tênis, por exemplo, já que esse esporte é praticado de uma maneira muito mais propícia para a utilização do replay.

Dessa forma, concluo dizendo que os atuais chefes da arbitragem mundial devem evoluir um pouco mais e colocar a tecnologia onde ela pode ajudar o futebol, tornando as decisões dos árbitros mais corretas, tornando o resultado mais justo. Na minha opinião, é inadmissível que o placar de um jogo seja alterado por um erro humano. Já a respeito dos lances interpretativos, acredito que já temos árbitros suficientes em campo para a resolução desse problema. Agora a questão é melhorar a qualidade dos mesmos.


Um abraço a todos!


0 comentários:

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.