sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Brasileirão 2012: Momentos Decisivos

O Brasileirão este ano começou de forma atabalhoada, como todos os anos, devido as outras competições que estavam acontecendo ao mesmo tempo, Libertadores para alguns e Copa do Brasil para outros. Com a devida prioridade dada por cada clube, vimos alguns se afundarem no Brasileiro e lutarem para se recuperar. Alguns, como o Palmeiras e o Coritiba, ainda estão lutando.

Já estamos na 26º rodada do campeonato, e esse é o momento decisivo, esse é o momento que os times que estão bem mostram se terão folego para o resto do campeonato, os que estavam irregulares se vão conseguir evoluir e os que estavam mal se vão conseguir se recuperar. É agora que o poder de superação aparece.

As próximas 5 ou 6 rodadas nos dirão muito sobre quem vai terminar no topo, e quem vai cair.

Algumas Análises

Atlético Mineiro
Desde o começo eu defendia que a incrível arrancada do Galo era irreal, que esse time não iria sustentar a posição da tabela. Não pretendo desmerecer o trabalho, pois acredito que com um time limitado, o Cuca fez um excelente trabalho, reabilitou o Ronaldinho, revelou o Bernard, trouxe o Pierre de volta aos holofotes e ajudou o Réver a chegar a Seleção. Entretanto o elenco não é forte o suficiente para aguentar o ritmo, uma excelente classificação para a Libertadores coroará acima das expectativas o trabalho realizado.

Fluminense
O Fluminense sempre esteve em destaque esse ano, é um dos times com o melhor elenco do Brasil, e desde o início o Arredonda propagou que estaria entre os primeiros, inclusive apostamos no Vice Campeonato por parte do Flu. Além do poder econômico que permite que tal elenco seja montado, acredito no excelente trabalho de planejamento do diretor Rodrigo Caetano, inclusive já lhe dediquei um merecido post. O Flu não parou, veio crescendo ao longo do campeonato e acredito que esteja no auge agora, seus destaques já conhecidos, como o artilheiro Fred, os maestros Deco e Thiago Neves, o injustiçado Diego Cavalieri, o consistente Jean e a revelação Wellington Nem. Comandados por Abel Braga, acredito que temos um campeão.
Fundamentais para o Flu
Grêmio e Vasco
Ambos os times são bastante fortes e continuarão a brigar pelas melhores posições, entretanto o trabalho de Luxemburgo no Tricolor Gaúcho passa mais segurança, o time não é brilhante mas é efetivo, e simplesmente se recusa a perder no Olímpico perante a sua torcida. Enquanto o Vasco viveu seu auge logo após a Libertadores, cresceu muito e agora parece estar perdendo fôlego, deve continuar brigando mas sem muita eficiência.
Acredito que o primeiro garante vaga na Libertadores e o segundo não.

São Paulo, Internacional e Botafogo
Esses três times fizeram um campeonato irregular até aqui, sempre na briga, mas sempre vacilando em momentos chave, possuem elencos fortes, que não rendem o esperado. Desses, o Botafogo é aquele que está um pouco atrás dos outros dois, mas que continuará a trazer problemas e lutar, comandado por Seedorf o time poderá surpreender.
O Tricolor Paulista viveu momentos estranhos no campeonato, trocou de técnico e finalmente parece estar melhorando, acredito que o time engrenará agora, a própria torcida parece acreditar mais no time e está aumentando a presença no estádio. O trio de ataque, Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano estão afinados.
O Colorado possui, para mim, o melhor elenco entre esses 3, entretanto não demonstra isso sempre e continua a perder pontos sem sentido. Esse é o momento do time se unir e jogar com mais vontade, é o único jeito de disparar e brigar pela Libertadores.

Será que vai?
Acredito que São Paulo e Inter irão brigar pela vaga na Libertadores até a última rodada, e o Botafogo deverá ficar logo atrás. Aposto no Tricolor Paulista.

Corinthians
Não há tanta necessidade de falar do único time do campeonato que não almeja nada, já classificados para a Libertadores, o time de Tite joga para treinar para o Mundial. Entretanto cito o Timão por que continua a ser um dos times mais fortes do campeonato e por isso vem arrancando pontos de todo mundo, dos times a sua frente na tabela, apenas o São Paulo não perdeu pontos.

Palmeiras
O time alviverde sofreu, apanhou, chorou, reclamou da arbitragem, da diretoria, do técnico. Tudo já aconteceu com o Palmeiras nesse Brasileirão, a esperança vem e vai na velocidade da luz. A situação é ruim, muito ruim, mas não impossível, seu elenco não é tão ruim quanto a tabela mostra, mas também não dá sinais de que quer provar o contrário. Marcos Assunção e Barcos são peças chave na recuperação do time, além do Mago Valdívia, e não estão dispostos a disputar a Libertadores lá da Série B. Não acredito que o Campeão da Copa do Brasil caia.
Ele já caiu....
O Brasileirão caminha para seu desfecho, apesar de ainda ter muito futebol para jogar, não acredito que teremos grandes mudanças na tabela, ou algum time que surpreenderá muito a ponto de chocar. Infelizmente estamos assistindo um dos Brasileirões menos disputados da história dos pontos corridos, o que não tira o brilho do campeonato.

Aguardemos as próximas rodadas!

0 comentários:

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.