segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Corinthians - Quando 1x0 é goleada

Amigos sofredores,

Virou rotina para todos nós vermos as magras vitórias do Corinthians no final do ano passado e no início desta temporada. Para ter uma ideia, a última vitória por mais de dois gols de diferença foi Corinthians 3x0 sobre o Atlético-GO, no dia 9 de outubro de 2011, ou seja, mais de quatro meses atrás. Entretanto, devemos perceber que essas vitórias são magras apenas no placar, pois excluindo poucas exceções, o Timão é uma equipe que mantém o controle dos jogos por meio de um esquema tático forte e flexível, em que todos ajudam.

Corinthians: união que garante estabilidade

É importante perceber, em primeiro lugar, que o time não faz poucos gols por ter um setor ofensivo fraco. Aliás, muito pelo contrário, já que é impossível chamar assim um setor que possui os jogadores que o Corinthians tem. A questão é a filosofia de jogo utilizada pelo técnico Tite, que prega um início de partida num ritmo mais veloz para conseguir marcar o gol e, após esse feito, a redução do ritmo de jogo mantendo a posse da bola.

Mas para que essa estratégia resulte em vitórias, a equipe precisa de um fortíssimo setor defensivo. E o Corinthians tem. Para isso, a marcação começa lá na frente com Emerson Sheik e Liedson dando o primeiro combate e diminuindo os espaços dos defensores adversários. Eles contam com a ajuda dos meias Alex e Danilo, que são muito importantes tanto na criação quanto na marcação. Entretanto, os mais importantes jogadores desse esquema são os volantes Ralf e Paulinho.

Além de estarem extremamente entrosados, os dois são verdadeiros leões na marcação e apóiam muito bem o ataque como elementos surpresa, formando a provável melhor dupla de volantes do futebol brasileiro na atualidade. Eles dão uma grande segurança para o miolo da zaga corinthiana, formada por Chicão e Leandro Castán neste início de temporada - já que Paulo André está machucado.

A dupla mais importante do Timão

O Corinthians pode estar longe de jogar o futebol mais vistoso do Brasil, papel que hoje está nas mãos do Santos. Entretanto, é um time extremamente difícil de ser batido e isso se deve à excepcional obediência tática dos jogadores e de um elenco numeroso, com excelentes peças de reposição que garantem que a qualidade da equipe seja mantida. Com exceção de Ralf, todos têm substitutos que não deixam a desejar e dão conta do recado quando necessário.

Não à toa, o Corinthians começa o Paulistão muito bem: 10 jogos com 8 vitórias e 2 empates, tendo sofrido apenas três gols. Por todos esses fatores, o time é considerado favorito pelas casas de apostas em todos os campeonatos que está disputando, inclusive a Libertadores.
Futebol e elenco o Corinthians tem. Agora resta saber se o Tite conseguirá colocar os nervos dos jogadores nos devidos lugares para que esse time consiga entrar para a história do clube e não seja apenas mais um para as estatísticas, principalmente do torneio continental.


6 comentários:

Eu Queria Ser o Maradona disse...

Parabéns pelo Blog e boa sorte!

27 de fev. de 2012, 08:24:00
Unknown disse...

Valeu Maradona Wanna be! rs

Boa sorte com seu Blog também!

27 de fev. de 2012, 17:06:00
Anônimo disse...

O blog esta muito bom!!! Parabens!!

Marco Corazza

28 de fev. de 2012, 00:27:00
Unknown disse...

Valeu Marco!
Continua passando por aqui!

29 de fev. de 2012, 23:16:00
RodrigoR disse...

O melhor reforço para a Libertadores foi ter mantido Ralf e Paulinho.

Sou corinthiano e é bem verdade que esse time tem um senso coletivo que em outros anos não conseguiu, mas as vezes acho que falta um maior apetite pra ganhar sabe - como diria o Apollo Creed em Rocky 3 "The Eye of the Tiger".(xD)

Acho que esse detalhe em libertadores conta muito, mas os resultados estão ai, por enquanto tenho que engolir o Tite, espero que os resultados venham em jogos importantes.

Parabéns pelo site.
Abraço

12 de mar. de 2012, 12:37:00
Marcelo Dichtchekenian disse...

É verdade Rodrigo, Ralf e Paulinho no time foram os melhores reforços que o Corinthians poderia ter.

Acredito que o Corinthians joga de maneira consistente e tem um grande elenco, fato importante para uma longa temporada. Vamos ver como o time se comporta contra o Cruz Azul no México, primeiro grande desafio da Libertadores.

Obrigado pelos elogios e volte sempre para conferir as novidades!

Um abraço

12 de mar. de 2012, 23:54:00

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.